domingo, 18 de novembro de 2007

Como ser criativo.

Com que freqüência você deveria treinar se desejasse ganhar o principal torneio de golf do mundo? Uma vez por mês? Uma vez por semana? Todos os dias? Com que freqüência você deveria exercitar os músculos criativos da sua mente se você desejasse ser um mestre em criatividade? Uma vez por mês? Uma vez por semana? Todos os dias? Querida(o) Amiga(o), Você sabe porque Belo Horizonte se chama Belo Horizonte? Eu sei. Eu descobri dias atrás olhando para o belo horizonte que se vê do topo de uma das várias colinas da cidade em um final de tarde ensolarado. Enquanto olhava para aquele belo horizonte verdão das minas gerais, uma pergunta atingiu a minha cabeça como um raio: Quem inventou a agricultura? Quem foi o gênio que percebeu que seria possível reproduzir um cacho de banana, uma macieira ou um pé de milho no quintal da sua caverna? "Cara", pensei comigo naquele dia, "a agricultura foi a maior sacada da humanidade, a maior de todas as quebras de paradigmas do planeta!". O que hoje parece ser uma grande obviedade, levou milhares de anos para ser percebida. A mais antiga espécie de ser humano surgiu na terra por volta de 3 milhões de anos, mas somente há 14 mil anos, alguém se tocou que poderia existir uma maneira mais fácil de colher uma maça, um milho e uma banana. Imagine como funcionavam as coisas antes da agricultura. O capitão caverna deixava a toca onde morava e andava até o fim do vale para pegar uma maça, depois ia até o outro lado da montanha para catar o milho, depois subia em uma árvore alguns dezenas de quilômetros de distância para colher a banana. Levou milhares de anos para o capitão caverna perceber que poderia reproduzir a natureza onde ele bem entendesse. Levou milhares de anos para o capitão caverna questionar a maneira que vivia e descobrir uma nova e criativa maneira de fazer as coisas. Como ser criativo? Como perceber oportunidades? Como enxergar o que ninguém enxerga? A primeira coisa é compreender que não existe uma resposta mágica para essas perguntas. O que existe é muito trabalho, treino, exercícios, prática, erros e acertos e vigilância sobre você mesmo para vigiar os seus hábitos criativos. A segunda coisa a entender é que todos os 50 funcionários de uma empresa de 50 funcionários podem ser criativos. Você não precisa escrever uma canção, ou pintar uma monalisa para ser criativo. Todo trabalho feito de uma maneira nova, diferente, correta, valiosa e útil é um trabalho criativo. Até as tarefas mais repetitivas podem ser criativas. O telemarketeiro pode, se quiser, fugir do script, e responder ao cliente de uma maneira nova, com um humor novo, uma nova percepção das coisas. Se é verdade que a criatividade nasce do caos, existe lugar melhor do que uma empresa cheia de pessoas com egos inflados, personalidades conflitantes, falta de planos e excesso de metas para incubar a criatividade? Criatividade rima com recepcionista, combina com assistente financeiro, casa com vendedor, senta na diretoria. Toda e qualquer história de sucesso do mundo dos negócios é baseada em criatividade. Toda a história do capitalismo bem sucedido é povoada de empreendedores e executivos curiosos, aventureiros, ansiosos para assumir riscos, encarar a realidade de frente e ser útil a sociedade. Qual nota, de 1 a 10, você dá a você mesmo na matéria criatividade? Se você for como a grande maioria das pessoas, você se dará uma nota próxima a um três ou um quatro, e olhe lá. Mas será que é isso mesmo que você merece? Para descobrir a sua nota, responda uma outra pergunta: Qual foi a última vez que você resolveu um problema da empresa? Pense com calma, não tem pressa, feche os olhos, respire fundo, entre em alfa se for necessário; quantos problemas você resolveu nos últimos 30 dias? Tudo conta, criatividade não tem tamanho nem orçamento. Criatividade é sobre utilidade e resolver os problemas dos outros. Eu tenho algumas dicas para ajudá-lo a ser uma pessoa mais criativa; ainda assim, não siga as minhas sugestões, faça o oposto do que eu falar, questione as minhas idéias e faça a sua própria lista criativa de exercícios criativos. 1o. Não seja romântico! Em 1650, um pensador inglês, baseado nas crenças judaico-cristãs, chegou a conclusão que o homem havia sido criado por Deus no ano de 4.004 a.C. Alguns séculos depois, as centenas de milhares de descobertas arqueológicas feitas em todo o planeta destruiram as explicações românticas sobre a origem do homem. Eu acho super bacana o ser humano ser um cara romântico. O romantismo traz na sua bagagem o ideal utópico, a vontade de criar um mundo novo muito melhor do que a realidade, e a rebeldia contra a mediocridade nas relações entre as pessoas. Por outro lado, o romantismo gera a fuga da realidade, a imaginação sobre as coisas como elas não são, e a vontade crescente de viver sozinho e isolado por não conseguir aceitar o mundo como ele é. Existe espaço no mundo de hoje para o pensamento romântico? Sim, mas, entretanto, contudo, veja bem, todavia, bem longe do pensamento criativo. Para ser criativo, você precisa mergulhar em dados, fatos e fotos, pesquisas e dissertações, pontos de vista diferentes e opiniões contrárias, livros e revistas, casos de sucesso e fracasso, fornecedores e clientes. Você precisa navegar na realidade do seu mercado para descobrir os problemas que podem ser resolvidos. Contudo, você não precisa ter todas essas informações para se mexer. Você não precisa seguir nenhum padrão de coleta de informações para ser criativo. Nem tudo deve ser monitorado de maneira quadrada. Você não precisa ter um super departamento de pesquisa, nem tirar relatórios todos os dias sobre as mesmas coisas. O objetivo aqui é faz os pinos da sua cabeça entrarem em atrito ao observar dados diferentes, e cruzar fontes diferentes. Uma das estratégas mais medíocres que existe no mundo dos supermercados é colocar a padaria e acougue no fundo da loja para expor o cliente a outros produtos, e assim seduzí-lo com outras ofertas, e no final do dia, fazê-lo comprar mais produtos do que necessariamente precisa. A estratégia funciona. Os marketeiros dos supermercados batem suas metas e se acham os reis da cocada preta; do outro lado, entretanto, os clientes se sentem enganados quando chegam no caixa com uma conta 10 vezes superior ao que planejavam inicialmente consumir. O que os marketeiros dos supermercados poderiam fazer de diferente se estivessem realmente preocupados em resolver o problema do cliente? Eles poderiam criar uma gôndola de produtos chamada "Compras Rápidas" que ficaria logo na entrada da loja, e reuniria os produtos que os clientes compram nos caixas rápidos (eu preciso explicar como descobrir isso?). Se a gôndola "Compras Rápidas" fosse adotada, a venda de bugiganças desnecessárias iria cair, mas será que a venda de bugiganças estritamente necessárias iria aumentar? 2o. Quanto mais ousada for a sua idéia, menos adeptos você terá. O ser humano não gosta de mudanças, essa é a nossa natureza, nós não gostamos de grandes novidades e do desconhecido, nós não gostamos de pessoas ousadas nem senhoras de si mesmo. Incomoda, mexe com o nosso ego. A idéia original, ousada e criativa é inicialmente isolada, segregada e rejeitada, e o seu dono também. A ousadia tem o seu preço: a solidão; e o seu benefício, a liberdade da mente. Faça a sua escolha. 3o. Não siga as tendências! A turma da informática e da matemática tá louca para transformar o mundo dos negócios em um trabalho binário onde você olha relatórios do passado e deduz automaticamente como serão as coisas no futuro. No que depender de mim essa turma não vai conseguir mapear a minha cabeça ou me substituir por um robô. Eu compro produtos na Amazon.com há mais de 10 anos, e mesmo com todos os bilhões investidos em tecnologia, eles ainda não conseguiram descobrir quais são os meus desejos atuais ou necessidades futuras. O máximo que eles conseguem fazer é indicar livros de marketing porque eu já comprei livros de marketing. 4o. Criatividade é um concurso de beleza! Para cada QUEBRA TUDO que eu escrevo, três são descartados e cinco páginas de rascunho com frases desconexas são deixadas de fora; dois anos atrás eu deixava duas páginas de rascunho de fora de cada edição. Eu estou me forçando a escrever um número cada vez maior de páginas de rascunho. Eu estou me forçando a listar um número cada vez maior de pontos de vista sobre o assunto que eu quero escrever antes de escrevê-lo. Exemplo, o processo criativo do QUEBRA TUDO de hoje começou quando eu listei 78 coisas que se pode fazer para se tornar criativo, apenas 10 coisas passaram para a fase final, 30 ficaram na segunda fase. A questão é, se você é vendedor, você deve listar 20 diferentes maneiras de abordar um cliente, e daí escolher a grande campeã para utilizar; se você é marketeiro, você deve listar 30 maneiras diferentes de segmentar o seu mercado, e daí escolher a melhor entre elas para colocar em prática; se você é líder de uma empresa, você deve listar 15 maneiras de dar feedback para o seu funcionário, e daí escolher a melhor opção a ser utilizada. 5o. Diário de Bordo. Você não precisa saber tudo, mas você precisa saber onde encontrar tudo. Todo criativo que se preza mantem um diário, um diretório na rede, ou mesmo um blog particular (eu tenho um) onde armazena e organiza artigos, textos, frases, livros, piadas, fotos, videos, sons, histórias do passado, relatórios e resultados dos negócios, contatos de networking, onde recorre quando precisa de inspiração para criar. A auto-assinatura do meu Outlook tem hoje 115 e-mails com respostas prontas que eu utilizo para responder os e-mails que recebo. Todas as diferentes maneiras de fazer as coisas estão armazenadas e crescendo. Nenhum trabalho cerebral que você faz deve ser disperdiçado. Se você tiver um mínimo de organização pessoal, você terá um mínimo de criatividade. Disciplina, por incrível que pareça, tem tudo a ver com criatividade. 6o. Criatividade não é um trabalho boêmio. Criatividade é sobre resolver os problemas dos outros dentro do horário dos outros. Criatividade é um processo como outro qualquer. O que importa é realmente o resultado, de preferência, um resultado criativo que aumente as vendas da empresa. Se te dão uma hora para resolver um problema, você deve usar os primeiros vinte minutos para pesquisa & desenvolvimento, vinte minutos para testar as duas melhores idéias, vinte minutos para entregar a idéia final no formato esperado. Tudo sem stress. Muita calma nessa hora. Os clientes dizem que não podem esperar, mas podem. Não faça como 99,99% dos profissionais de negócios que pulam a fase de pesquisa & desenvolvimento. Seja qual for o problema de negócio que você está enfrentando, existem milhares de respostas em algum lugar da internet esperando pelos seus neurônios. 7o. Você precisa ser criativo com tudo, não apenas na sua profissão. Você consegue descobrir o quanto criativa é uma pessoa ao investigar o que ela faz nos dias de chuva. Ela aproveita o dia chuvoso para simplesmente dormir ou para reciclar a mente? Eu acredito que o nosso lado profissional é resultado do nosso lado pessoal de ser. Exemplo: na entrevista o cara se diz criativo, e diz que pizza é a sua comida preferida, mas só se lembra de ter ido a três pizzarias nos últimos seis meses. O cara diz que lê muito, mas o único livro que "quase terminou" esse ano foi o Código da Vinci. Criatividade é sobre as novas pizzarias que você experimentou, os novos autores que você leu, as novas praias que mergulhou, as novas garotas ou garotos que realmente conheceu. O grande desafio da sua vida é pensar diferente. Você não vai conseguir pensar diferente se não encontrar novas premissas pelo caminho. 8o. Permaneça atualizado sobre as tendências do seu mercado. Quais são as tendências tecnológicas, políticas e sociais que vão afetar o seu mercado em 2008? O que vai mudar? O que já mudou? Faltam menos de 2 meses (incluindo os finais de semana) para 2008. Quando você termina o plano de metas e objetivos para 2008? O que eu tenho que fazer para te convencer a sentar com os seus pares para bolar algum tipo de plano de negócios para 2008? Patton, o general americano que tirou nota zero na matéria de relações interpessoais durante a 2a Guerra Mundial dizia: "Nenhum soldado americano vai vencer essa maldita guerra morrendo pelo seu país. Nós vamos vencer essa guerra ao fazer o nosso adversário morrer pelo país dele." Trabalhar duro é importante, mas não o suficiente. Eu conheço um monte de gente que trabalha duro todos os dias e continua no mesmo lugar ou pior. Você não pode morrer de trabalhar, você tem que viver para criar! NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!!
QUEBRA TUDO!
Foi para isso que eu vim! E Você?
Ricardo Jordão Magalhães
Patton Jr.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
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EU SOU FÃ DO SER HUMANO!
Eu recebi de presente a indicação do "QUEBRA TUDO!" de meu amigo Geógrafo Renato Silva Melo.
Passo a bola para vocês.
Saúde e paz.